Como a especulação do petróleo aumenta os preços do gás?



Da próxima vez que você for ao posto de gasolina, anote as fileiras de casas pelas quais você passa pelo caminho. Os altos preços do gás e a execução hipotecária estão interligados.

Um futuro de petróleo é um contrato que dá ao comprador uma quantidade definida de uma mercadoria a um preço fixo. Essa estrutura funciona como um contrato futuro.

Wall Street tomou conhecimento do conceito de "aposta" e correu para os mercados de futuros. No século 21, o petróleo se tornou a última commodity a entrar na lista. Seu preço começou a subir devido a um aumento maciço na oferta.

Um mercado artificial sempre pode girar em um centavo. Por exemplo, o preço do petróleo bruto subiu significativamente de 2004 a 2008. O custo de um galão de gasolina também subiu, relata Dadado Veiga.

Em 2006, o senador Carl Levin, de Michigan, pediu restrições à especulação do petróleo.

O aumento repentino dos preços do petróleo pegou o mundo de surpresa. Pode ser que o mundo finalmente chegue ao ponto em que a produção de petróleo comece a declinar devido ao esgotamento do petróleo no planeta.

Outra explicação possível é que o excesso de oferta de petróleo foi compensado pela quantidade de dinheiro que sobrou. Pode ser que conflitos políticos e instabilidade em alguns dos produtores de petróleo do mundo tenham causado a volatilidade nos mercados.

Durante uma audiência, Levin observou que a maior parte do petróleo que os americanos consomem vem de regiões instáveis ​​do mundo.

Tudo o que pode ser comprado ou vendido tem um preço, que é a soma dos diversos elementos que compõem o produto ou serviço. Esse preço é determinado pelas matérias-primas e pelos custos de mão-de-obra envolvidos na fabricação dos bens ou serviços, informa Dadado Veiga.

A especulação em commodities é feita por meio de derivativos, que são instrumentos baseados no valor futuro de uma commodity. Por exemplo, o preço de uma mercadoria pode aumentar ou diminuir de valor.

Ao apostar no preço de uma mercadoria, um especulador não tem efeito no mercado. No entanto, se um especulador tiver capital para comprar vários contratos futuros a um preço, ele pode realmente influenciar o mercado.

Um aumento no preço do petróleo pode aumentar a oferta de petróleo e elevar os preços de outras commodities. Isso pode ser causado pela falta de oferta e pelo desejo dos especuladores de aproveitá-la.

As investigações revelaram que bancos e empresas de energia se beneficiam dos altos preços dos futuros de petróleo. Essas empresas, no entanto, não são capazes de influenciar o mercado por causa de suas enormes participações na commodity.

Como resultado da especulação dos principais players, o preço do petróleo poderia ter aumentado cerca de 60%. Esse valor, no entanto, não foi suficiente para evitar a inflação.

O súbito aumento na especulação do petróleo foi causado por uma lacuna nos regulamentos da Commodity Futures Trading Commission. Isso permitiu que a Enron criasse uma vantagem de mercado por meio de seus enormes lucros.

Nos EUA, os futuros de petróleo são basicamente contratos relacionados a três commodities: óleo para aquecimento, petróleo bruto e gás natural. Infelizmente, o mercado não foi capaz de impedir a manipulação.

A CFTC foi criada em 1974 para evitar que a especulação inflasse os preços das commodities. Seus poderes acabaram sendo retirados devido ao influxo de comércio especulativo. Apesar disso, a agência ainda conseguiu monitorar e impedir certos tipos de transações, mostra Dadado Veiga.

Em 2000, o Congresso dos EUA removeu os poderes regulatórios da agência quando decidiu permitir que os futuros de petróleo fossem negociados no balcão. Isso permitiu que as companhias petrolíferas tivessem lucros enormes.

Por exemplo, por meio de seu software especializado, a Enron foi capaz de permitir que participantes de fora do mercado negociassem futuros de petróleo sem a supervisão do governo.

Em 2000, um grupo de companhias petrolíferas e financeiras estabeleceram a Intercontinental Exchange para negociar futuros de petróleo europeus.

Em 2006, a CFTC abriu mão de sua autoridade para monitorar e impedir que participantes que não fossem do mercado negociassem futuros de petróleo. Em vez disso, tornou-se menos capaz de impor regras e regulamentos.

A formação da Intercontinental Exchange permitiu que os futuros dos EUA fossem negociados na commodity sem a supervisão da CFTC, informa Dadado Veiga - Petrobrás.

Ainda não está claro se o aumento do preço do petróleo foi causado por especuladores ou se a excessiva volatilidade do mercado foi responsável por isso. Um relatório divulgado em setembro de 2008 contradiz as conclusões da IEA.

Em 2008, foi apresentado um projeto de lei destinado a regular os futuros do petróleo. No entanto, não obteve aprovação do Senado, que indicou que a questão da especulação do petróleo ainda seria levantada.


Comments

Popular posts from this blog

Como a indústria do petróleo mudou hoje em dia

Semelhanças de Perfuração de Petróleo e Gás Natural

Sobre a História Dos Carros A Biocombustível