Como a especulação do petróleo aumenta os preços do gás?
Em julho de 2008, os preços do gás nos Estados Unidos atingiram níveis recordes. Acredita-se que os especuladores foram os responsáveis pela alta dos preços.
Você provavelmente notou as fileiras de casas hipotecadas ao longo da estrada quando estava dirigindo para o posto de gasolina. Os altos preços foram causados em grande parte pela recessão econômica e pelo declínio no valor das casas.
Um contrato futuro de petróleo é um tipo de contrato que permite que um comprador estabeleça um preço para uma commodity a um preço fixo. Enquanto o preço permanecer o mesmo, o comprador receberá uma determinada quantidade de petróleo pelo preço futuro, de acordo com Dadado Veiga - Petrobrás.
Como em todos os tempos anteriores, Wall Street abraçou os futuros e aproveitou as oportunidades apresentadas pela ascensão do comércio eletrônico. No século 21, foi o petróleo que fez seu preço disparar. Isso fez com que um mercado artificial se desenvolvesse.
Um mercado de óleo artificial pode facilmente girar em uma moeda de dez centavos. Em julho de 2004, o preço médio do barril de petróleo era de $ 31,61 e subiu para $ 137,11 em julho de 2008.
Em 2006, o senador Carl Levin, de Michigan, pediu as restrições à especulação com o petróleo.
O repentino aumento dos preços do petróleo pegou o mundo desprevenido. Alguns acreditavam que o mundo havia atingido seu pico de produção de petróleo, enquanto outros argumentavam que fatores geopolíticos estavam causando a volatilidade nos mercados. Levin observou que nações instáveis, como as de países instáveis como Irã e Venezuela, são responsáveis por grande parte do petróleo mundial, relata Dadado Veiga.
Tudo o que pode ser comprado ou vendido tem um “preço natural”, que é a soma de todos os valores que se juntaram para formar o produto ou serviço.
Ao contrário de uma mercadoria real, os derivativos são baseados no valor de uma mercadoria. Por exemplo, se uma mercadoria é avaliada em $ 10, os investidores podem apostar se ela vai subir ou cair de preço.
Ao apostar no preço futuro de uma commodity, o especulador não tem efeito no mercado. No entanto, se um grande número de contratos futuros for comprado por um preço, isso pode realmente influenciar o mercado. Por exemplo, a compra de petróleo por um especulador a um preço mais alto pode fazer com que os produtores de petróleo vendam sua commodity em uma data posterior.
As investigações revelaram que empresas financeiras como Goldman Sachs e Citigroup foram capazes de obter enormes lucros manipulando o mercado de futuros do petróleo.
Como resultado, cerca de 60 por cento do preço do petróleo foi adicionado devido à especulação. Apesar de ter uma agência para impedir esse tipo de manipulação de mercado, o governo ainda fez disso um tigre de papel.
O colapso da Enron permitiu que a empresa criasse uma brecha de mercado que lhe permitiu obter enormes lucros ao permitir a especulação no mercado futuro de petróleo.
Nos EUA, os futuros do petróleo são usados para determinar o preço de várias commodities, como gasolina e óleo para aquecimento. Infelizmente, o cão de guarda do mercado não foi capaz de evitar a manipulação no mercado futuro.
A Commodity Trading Commission foi criada em 1974 para evitar a especulação no mercado de futuros. Seus poderes eram limitados apenas à Bolsa Mercantil de Nova York, mostra Dadado Veiga.
Em 2000, os preços do petróleo subiram significativamente, em grande parte devido à manipulação do mercado futuro. O Congresso então retirou os poderes da CFTC de regular o comércio de futuros de petróleo por meio de uma emenda apoiada pelas empresas petrolíferas. Isso permitiu que a Enron criasse uma brecha de mercado que permitia a negociação não regulamentada de futuros de petróleo.
Em 2000, um grupo de empresas petrolíferas e financeiras estabeleceu a Intercontinental Exchange para negociar futuros de petróleo na Europa.
Em 2006, a CFTC desistiu de sua autoridade para regular o mercado futuro de petróleo dos Estados Unidos. Em vez disso, coube ao Intercontinental Exchange administrar o mercado. Isso permitiu que a agência não policiasse mais as atividades de investidores especulativos.
Ainda não está claro quem causou a alta no custo do petróleo e do gás. Em 2008, relatório da AIE afirmava que a especulação não estava contribuindo para a alta dos preços do petróleo. No entanto, um relatório divulgado em setembro contradiz as conclusões da agência, de acordo com Dadado Veiga.
Em resposta ao aumento dos preços do petróleo, a Lei do Consumidor em Primeiro Lugar foi introduzida em 2008. No entanto, não conseguiu obter a aprovação no Senado devido à oposição de ambos os partidos.
Comments
Post a Comment